Pesquisando a Natureza
Para entender melhor a doença de Alzheimer PDF Imprimir E-mail

A Doença de Alzheimer, que causa degeneração do cérebro, atinge mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo – no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer, mais de um milhão de homens e mulheres acima de 60 anos sofrem com o problema. Causada pela mudança na conformação de uma proteína, a doença está intimamente ligada à biologia molecular. Auxiliados pelos avanços nessa área, pesquisadores brasileiros tentam entender como a alteração estrutural protéica afeta as células nervosas.

Dos genes e proteínas de uma bactéria à economia de um País PDF Imprimir E-mail

Em julho de 2000, uma pesquisa feita por brasileiros ganhou a capa da Nature, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo. Os resultados publicados no periódico britânico – e comemorados pela comunidade científica nacional – mostravam o sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa.

Atração fatal, na realidade, pode ser usada para controlar Vida de Inseto PDF Imprimir E-mail

É comum encontrar em revistas ou na Internet ofertas de perfumes “a base de feromônios”, que funcionam como verdadeiras armadilhas para atrair o sexo oposto. O problema é que os feromônios, compostos liberados pela maioria dos seres vivos para auxiliar na comunicação entre indivíduos de uma mesma espécie, têm um papel insignificante nas relações sociais humanas (talvez seja hora dos adeptos de cosméticos milagrosos pensarem em outra técnica para “perpetuar a espécie”).

Obesidade, Dieta, Exercícios e Metabolismo PDF Imprimir E-mail

O Metabolismo, cujo principal objetivo é a produção de energia, é um conjunto de transformações químicas que ocorrem com os alimentos em nosso organismo. A energia produzida pelo metabolismo é chamada de taxa metabólica basal.

Celinha, a célula PDF Imprimir E-mail

Olá! Meu nome é Celinha. Sou uma célula e meu nome tem tudo a ver com o significado da palavra célula, que vem de “cela” e que significa compartimento. Estou aqui para explicar um pouquinho sobre as células. Afinal, você sabe o que é uma célula?

free pokerfree poker

Enquete

Como você avalia os recursos disponibilizados em nosso Portal?

EIC - Rua 9 de Julho, 1205, Cento, São Carlos - SP