CBME-INBEQMeDI PDF Imprimir E-mail

O Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo reune pesquisadores que participam de dois grandes projetos de pesquisa, inovação e difusão: o Instituto Nacional de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI/CNPq/MCT/MS) e o Centro de Biologia Molecular Estrutural (CBME/CEPID/FAPESP).

 

Os pesquisadores do CBME/INBEQMeDI atuam no estudo estrutural de moléculas alvos dos parasitas que causam leishmaniose, esquistossomose, doença de chagas, malaria e outras doenças tropicais negligenciadas. Este esforço conjunto tem como objetivo o desenvolvimento de novos candidadtos a fármacos, para o tratamento destas doenças. . Esta iniciativa vem conduzido projetos inovadores em biotecnologia estrutural e química medicinal; incluindo desenvolvimento de patentes, transferência de tecnologia e educação e disseminação da ciência, este último através  da Coordenadoria de Educação e Difusão de Ciências que desenvolve diversos programas dedicados a alunos e professores, bem como para a população em geral.

 

Esta coordenadoria foi consolidada como uma referência nacional em sua área de atuação, desenvolveu e avaliou, nos últimos 10 anos, um número considerável de recursos didáticos-pedagógicos que são utilizados na educação em ciências. Alguns destes materiais foram avaliados e aprovados pelo MEC e estão indicados no guia de Tecnologias Educacionais editado pelo MEC em 2009. Estes materiais foram avaliados quanto a sua utilização nos diferentes níveis de ensino, e os resultados publicados em revistas especializadas da área de educação em ciência e apresentados em reuniões científicas nacionais e internacionais. Alguns destes materiais são utilizados em escolas de ensino básico e instituições de ensino superior, tanto na área geográfica de São Carlos, como em outras cidades do Estado, outras regiões do país e até no exterior, além de estarem disponibilizados na plataforma CBME inFORMAÇÃO e no portal do MEC.

 

Implantado num casarão histórico, no centro da cidade de São Carlos, está o Espaço Interativo  aberto à visitação pública, onde também são oferecidos visitas monitoradas e cursos para alunos e professores da cidade e região. O Espaço abriga uma equipe inteiramente dedicada à educação e difusão científica na área da Biologia Estrutural e Biotecnologia e desenvolve outros projetos como os Clubes de Ciências e oficinas.

 

 

 


free pokerfree poker

Enquete

Como você avalia os recursos disponibilizados em nosso Portal?
 
    

EIC - Rua 9 de Julho, 1205, Cento, São Carlos - SP
Fone: (16)3373-9159 email: eic@ifsc.usp.br

Angular Tecnologias