Pesquisadores do IFSC recebem certificado de Session's Best Paper Award

Durante o “2nd International Symposium on Integrating Research, Education, and Problem Solving 2012 (IREPS)”, ocorrido de 25 a 28 de março em Orlando (FL, EUA),3 trabalhos desenvolvidos pela da equipe da Coordenadoria de Educação e Difusão de Ciências do CBME/INBEQMeDI foram apresentados. O evento reuniu representantes de 25 países para discutirem a necessidade de integração das atividades acadêmicas com a sociedade, unindo a investigação,educação e a solução de problemas da vida real. As atividades do evento foram divididas em plenárias gerais, workshops e alguns simpósios que ocorreram em paralelo.

Dentro da sessão “Relationships between Research and Teaching ”, foram apresentados os seguintes artigos da equipe CBME/INBEQMeDI: 1-“Interactive media on Chagas Disease: Development and Content", assinado pelos autores: Claudinei Caetano de Souza, Gislaine Gomes da Costa, Marília Faustino da Silva, Leila Maria Beltramini e Nelma R.S.Bossolan; 2-“Development and Content of an Interactive Media on Malaria”, dos autores: Gislaine Gomes da Costa, Júlia M. Martins, Claudinei Caetano de Souza, Nelma R.S.Bossolan e Leila Maria Beltramini e 3-
“Development of models pieces to represent amino acid and to building protein structures: evaluation by graduation students and teachers from public schools of São Paulo State”, dos autores: Aparecido Rodrigues da Silva, Nelma R.S.Bossolan e Leila Maria Beltramini, todos do IFSC/USP.
O trabalho apresentado pela equipe relativo à mídidia interativa sobre a Doença de Chagas: foi eleito o melhor trabalho da sessão do qual participou, recebendo o certificado de Session´s Best Paper Award.

Sobre a Coordenadoria de Educação e Difusão de Ciências do CBME-INBEQMeDI

O CBME, é um dos CEPID’s apoiados pela FAPESP desde 2000, enquanto o INBEQMeDI, é um dos INCT’s, apoiado pelo CNPq e FAPESP, desde 2008. , Ambos os projetos desenvolvem um amplo programa de educação e difusão de ciências, incluindo um Espaço Interativo de Ciências, localizado no centro da cidade de São Carlos. As atividades alí desenvolvidas são diversificadas e incluem: desenvolvimento e avaliação de materiais para o ensino, como: mídias interativas, jogos virtuais e de tabuleiro, kits para a construção de modelos de ácidos nucleicos, aminoácidos e proteínas;, vídeo conferênciasvideoconferências,; web site,(onde os materiais voltados para a educação básica estão disponíveis para down load) voltados para a educação básica; cursos para educação continuada de professores, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de SP e também de outros estados; Clube de Ciências para alunos do ensino público.

Da esquerda para a direita: Nelma Bossolan, Gislaine Gomes da Costa, Claudinei Caetano de Souza e Leila
Beltramini, autores do trabalho "Interactive media on Chagas Disease: Development and Content "