CBME na Semana Nacional de C&T

A semana nacional de Ciência e Tecnologia objetiva mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende também chamar a atenção para a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Assim, no dia 20 de outubro de 2008 a equipe da Coordenadoria de Educação e Difusão do CBME (CEPID/FAPESP) esteve na escola municipal Artur Natalino Deriggi (São Carlos) com atividades contemplando a temática da Semana de C&T de 2008, que buscava tratar de Evolução e Diversidade. Na ocasião, foi organizada uma pequena gincana envolvendo 3 turmas de oitava série que deveriam, após as atividades aplicadas, se posicionar diante das seguintes questões: O que explica tamanha diversidade dos seres vivos? Como a teoria de Darwin explica a origem e a diversidade da vida? Como nossos conhecimentos em Biologia Molecular e Biotecnologia confirmam a teoria da evolução darwiniana? Este evento foi posteriormente adaptado e aplicado junto a 15 estudantes de ensino médio da Cooperativa de Ensino Ferreirense (Porto Ferreira) no dia 23 de outubro, das 14 às 17 hs.

Dando prosseguimento às ações de integração com a Semana Nacional de C&T, realizamos na Praça do Mercado Municipal de São Carlos, no dia 25 de outubro de 2008, das 9 às 13 horas, uma exposição dos experimentos realizados nos Clube de Ciências do CBME. Esta atividade se deu junto à comunidade são carlense que estava circulando pelo local e contou com a participação de cerca de 1000 pessoas.

Por fim, ainda no dia 25 de outubro, no Centro de Divulgação Científica e Cultural, às 17 horas, foi realizada a solenidade de premiação dos estudantes de São Carlos e região que participaram da X Olimpíada Regional de Ciências, cujo tema foi a Biotecnologia. Vale destacar que parte dos integrantes do CBME participaram ativamente da organização do evento.