Espaço Interativo do CBME

O Espaço Interativo do CBME está de portas abertas para estudantes, professores e toda a comunidade em geral. Abordando Biotecnologia e Microbiologia, a criação de um espaço de educação não-formal busca disseminar tais conhecimentos com a adaptação, para cada faixa etária, da linguagem utilizada na mediação com o público visitante.

No Espaço Interativo há uma sala de entrada que aborda os microrganismos utilizados na indústria alimentícia e na produção de proteínas recombinantes, como forma de exemplificar suas aplicações biotecnológicas. Também foram desenvolvidas atividades envolvendo uma linha do tempo da Microbiologia, esquemas ilustrados sobre a tecnologia do DNA recombinante e sobre como resolver a estrutura de uma determinada proteína, além de um modelo tridimensional da bactéria E. coli. O público pode manusear os materiais expostos, visualizar ilustrações e esquemas e dialogar com os monitores.

Este espaço também contempla atividades relacionadas a algumas doenças negligenciadas causadas por microrganismos e que são objetos de estudo do CBME. Microscópios e monitores de TV estão disponíveis em bancadas para a visualização de microrganismos, células animais e vegetais, juntamente com modelos tridimensionais e painéis ilustrados.

Sediado na Coordenadoria de Educação e Difusão do CBME, o Espaço Interativo está localizado à rua 9 de Julho, 1205, Centro-São Carlos (Ao lado do CDCC), e funciona de terça à sexta, das 9 às 17 hs. Visitas podem ser agendadas por escolas ou grupos interessados pelo fone (16) 3501-4765 ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.