Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares

PDF Imprimir E-mail

 

 

Os avanços da biotecnologia nos últimos anos modificaram fundamentalmente a compreensão dos sistemas vivos, com grande impacto na medicina e na tecnologia.

 

A utilização de métodos matemáticos, físicos e computacionais no estudo de fenômenos associados aos seres vivos, tradicionalmente abordados nas ciências biológicas, continua causando uma revolução nas áreas das ciências bioquímicas e moleculares. Essa revolução é fruto de inúmeras iniciativas de caráter inter e multidisciplinar, que se refletem em programas de pós-graduação e em diversos setores da indústria biomédica e farmacêutica.

 

Visando à formação de um profissional capacitado em desenvolver ações estratégicas relacionadas à área de biotecnologia, junto aos setores de indústria, ensino e pesquisa, foi criada a carreira de Ciências Biomoleculares e o primeiro curso na América Latina de Ciências Físicas e Biomoleculares, que será oferecido pelo IFSC a partir de 2006.

 

O curso deve abordar o conjunto de conhecimentos que governam as propriedades das moléculas biológicas, suas interações em nível celular e com os sistemas vivos que elas integram. Também vai tratar das aplicações desses conceitos em biotecnologia, saúde humana, agropecuária e ciências ambientais.

 

O diferencial do novo curso está em formar pesquisadores que tenham sólida formação em Física, Biologia Molecular e Bioquímica. Sobre esta base serão introduzidos conceitos de diagnóstico, modelagem, experimentação e simulação computacional, de forma integrada à noção de suas aplicações em biotecnologia – como planejamento e modelagem de moléculas bioativas, biomateriais e bioinformática avançada.

 

A proposta foi inspirada na experiência de docentes do IFSC, particularmente dos participantes do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural, CBME, ao lidar com profissionais das diferentes áreas, atuando de maneira interdisciplinar. Assim, o bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares implementará conceitos já testados com sucesso nas pesquisas e nos cursos de pós-graduação do IFSC, na sub área de Física Biomolecular.

 

O novo curso, além de fornecer ao futuro profissional uma ampla base de conhecimento para sua atuação em pesquisas – tanto no setor industrial como em instituições voltadas para essa prática –, permitirá sua inserção em áreas já estabelecidas e em ampla expansão no Brasil, como a das indústrias farmacêutica (especialmente a dos genéricos) e de alimentos, da Biotecnologia, da Bioinformática e da Física aplicada à Medicina.

 

Ana Paula Ulian de Araújo e Otavio Henrique Thiemann são professores do IFSC e participam do CBME.

 

 

Publicação Original: CBME InFormação Nº 7, de 01/07/2005

 
free pokerfree poker

Enquete

Como você avalia os recursos disponibilizados em nosso Portal?
 
    

EIC - Rua 9 de Julho, 1205, Cento, São Carlos - SP
Fone: (16)3373-9159 email: eic@ifsc.usp.br

Angular Tecnologias