E outros mundos?

PDF Imprimir E-mail

Felipe Moron                                 Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Publicação Original: CBME InFormação Nº 16
Data de publicação original: 02/10/2008

Têm mosquito? Se algum planeta, além da Terra, abriga vida, isso é esquisito. Se nenhum outro planeta além do nosso apresenta esse tipo de organismo, isso parece mais esquisito ainda...

 

 

Pensando nas dimensões do cosmo conhecido, é difícil discordar de Carl Sagan, astrônomo e divulgador de ciência norte americano: “Se não existe vida fora da terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.

As recentes descobertas feitas por cientistas, como os mais de 300 planetas extra-solares detectados nos últimos anos ou a notícia, veiculada em agosto deste ano, de que a sonda Phoenix encontrou água no estado líquido em Marte, enchem de esperanças os exobiologistas – cientistas que estudam a possibilidade de vida fora da Terra.

Mas daí a estampar a afirmativa “Não estamos sós” na capa de um veículo de comunicação de circulação nacional é um salto enorme. Essa foi a forma encontrada pela revista Superinteressante para chamar a atenção dos leitores em sua edição de agosto.

Temperaturas adequadas ou a existência de água líquida são condições necessárias para o desenvolvimento da vida como a conhecemos. Mas não são suficientes! Até que algum ser vivo seja encontrado em outro planeta ou que tenhamos evidências de que existe vida fora da Terra, ninguém pode dizer que estamos sós, ou que estamos acompanhados.

Assim é a Ciência. Em qualquer mundo. Com mosquito ou sem mosquito.

Felipe Moron Escanhoela é professor de Física no Ensino Médio e jornalista.

 
free pokerfree poker

Enquete

Como você avalia os recursos disponibilizados em nosso Portal?
 
    

EIC - Rua 9 de Julho, 1205, Cento, São Carlos - SP
Fone: (16)3373-9159 email: eic@ifsc.usp.br

Angular Tecnologias