Lições de Churrasco

PDF Imprimir E-mail
Felipe Moron Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Publicação Original: CBME InFormação Nº 13
Data de publicação original: 01/03/2007

Os jornais começaram 2007 ainda ressoando a notícia da antecipação da obrigatoriedade da mistura de 5% de biodiesel ao diesel tradicional. A importância dada ao fato é justificável. A busca por fontes alternativas de energia está na lista de prioridades da Ciência do século XXI. Além de fornecer ingredientes fundamentais para o crescimento da economia global, descobertas nessa área também podem trazer soluções para problemas ecológicos.

 

Mas qual é o princípio do biodiesel? Como você deve se lembrar, todos os seres vivos são compostos por células que, entre outras funções, produzem a energia necessária para a sua manutenção. Nas plantas, por meio da fotossíntese, elas transformam energia luminosa e CO2 em compostos químicos – o principal deles é o amido, formado por várias moléculas

de

glicose, um tipo de açúcar. Além disso, os vegetais também armazenam gordura (óleos), principalmente em suas sementes.

Os animais não conseguem produzir seus alimentos mas, ao consumirem vegetais ou outros animais, acumulam em seu organismo moléculas de glicogênio (também constituído de glicose) e de gordura. O amido, o glicogênio e as gorduras funcionam como combustíveis para as células gerarem a energia de que necessitam.

Esse potencial químico pode ser observado em um churrasco: o carvão (vegetal) fornece o calor (energia) para assar a carne. E você já viu o fogaréu que se levanta quando as gorduras da lingüiça começam a pingar sobre a brasa (a gordura derretida causa a combustão).

O que os cientistas fazem é preparar quimicamente óleos vegetais (caso do Brasil) ou gorduras animais para obter o tão falado biodiesel. Ele é importante para o meio ambiente porque a sua queima emite menos poluentes do que os combustíveis fósseis. Além disso, é uma fonte renovável de energia, assim como o álcool. Pronto! Podemos acender a churrasqueira, agora!

Felipe Moron é jornalista e licenciando em Ciências Exatas

 
free pokerfree poker

Enquete

Como você avalia os recursos disponibilizados em nosso Portal?
 
    

EIC - Rua 9 de Julho, 1205, Cento, São Carlos - SP
Fone: (16)3373-9159 email: eic@ifsc.usp.br

Angular Tecnologias